Entrevista Correio Brasiliense | Tendências em Unhas

Entrevista Correio Brasiliense | Tendências em Unhas

Entrevista Correio Brasiliense


 Fonte: Olga Radionova, maior autoridade no método russo original de cuidados com as unhas no Brasil, diretora da RNSA School e responsável por formar as especialistas que atuam na Bela Russa, 1ª rede de franquias de estúdios especializados no método russo original.   

   

- Quais as novas tendências do momento dentro do universo das unhas, quais formatos estão sendo mais usados?   

O método russo em si é uma tendência. Mais que isso! É uma solução com inúmeras vantagens. Para começar, é totalmente indolor. Cá entre nós, sofrer está fora de moda. Outra tendência que é a base do método russo é a valorização das unhas naturais. Muitas brasileiras não acreditam, mas suas unhas podem crescer lindas, fortes e saudáveis, sem a necessidade de alongamentos artificiais. Economia de tempo é outra vantagem que o método russo proporciona, uma vez que a cutícula e o esmalte ficam perfeitos por até 4 semanas, dispensando a ida semanal até a manicure. Em relação ao formato de unhas, essa não é uma questão de tendência. Quem define o formato da unha não é a cliente, nem a manicure, muito menos a moda. O formato é definido pelas características das unhas, dos dedos e das mãos de cada pessoa. Assim como um par de óculos deve combinar com as linhas do rosto, o formato das unhas também deve respeitar a anatomia dos dedos, a arquitetura das cutículas e a geometria das placas. Não é questão de preferência ou estilo, mas de perceber qual o formato mais indicado para cada uma.   

   

- As unhas grandes continuam sendo a preferência das clientes ou as mais naturais?   

Sem dúvidas, um grande desejo de boa parte das mulheres é ter as unhas longas. Justamente por isso, há uma parcela considerável que recorre aos alongamentos e uso de próteses. Isso acontece, porque boa parte delas não têm paciência de esperar as unhas crescerem naturalmente, ou têm as unhas quebradiças, ou acabam roendo as unhas por hábito ou ansiedade e até mesmo pela prática de esportes ou atividades que desgastam as unhas. Apesar de muitas não saberem, é perfeitamente possível ter unhas naturais no comprimento que desejarem. Para isso, basta escolher a metodologia que protege as unhas naturais, possibilitando seu crescimento contínuo, como é o caso do método russo original, que oferecemos na Bela Russa.   

   

- E pensando em cores? A busca está maior por tons neutros, pastel, neon, brilho? 

Muitos acreditam que o jeito alegre e descontraído das brasileiras se reflete em unhas coloridas e chamativas. Nada disso! Na hora de escolher a cor do esmalte, a brasileira é supertradicional e isso não é problema nenhum. Afinal, algumas cores jamais saem de moda, caso dos brancos, dos nudes e dos tons de vermelho. Mesmo durante o verão, são poucas aquelas que se arriscam a usar tons mais vivos, como os neons e os cintilantes.  

   

- E pensando em técnicas de acabamento, alongamento, pintura, das unhas?   

Para as russas, cortar as unhas bem curtinhas para colocar uma prótese artificial é algo inconcebível. Portanto, método russo e alongamento são técnicas totalmente opostas. Enquanto priorizamos, com o método russo original, a saúde das unhas naturais a longo prazo, o alongamento, por sua vez, só pensa na estética imediatista, sem pensar nas graves consequências que pode causar à saúde das unhas. Não é raro recebermos clientes na Bela Russa traumatizadas pelo uso de alongamentos, que deixaram suas unhas frágeis como papel.  

   

- Poderia me explicar um pouco melhor como funciona o Método russo?   

O método russo original de cuidados com as unhas é um conjunto de técnicas somadas aos princípios russos, que são passados de geração em geração. As técnicas que compõem o método são: 

- Manicure com aparelho: realizada com fresas, que promovem a microdermoabrasão da cutícula, sem o uso de instrumentos de corte (como o alicate, por exemplo), que são responsáveis por ativar e acelerar o crescimento da cutícula;   

- Esmaltação de alta precisão: utiliza produtos de última geração aplicados somente sobre as unhas, sem encostar nas peles laterais, evitando alergias e criando um visual superior, com brilho intenso e mais durável, que permite ter unhas impecáveis pelo período de 3 a 4 semanas, sem manutenções. Como consequência e benefício adicional, protege as unhas, permitindo que cresçam e se tornem mais longas naturalmente, sem necessidade de uso de extensões;   

- Restauração de unhas danificadas: técnica que permite a recuperação de unhas danificadas sem que as demais unhas, que estiverem longas, precisem ser sacrificadas a fim de igualar o comprimento curto ou para que todas sejam alongadas novamente com material artificial.   

Assim, podemos dizer que o objetivo do método russo original de cuidados com as unhas é preservar as unhas naturais, com excelência técnica e visando os resultados de longo prazo. Ao contrário do que muitas mulheres acreditam, todas podem ter unhas naturais saudáveis e longas.   

   

- Quais os benefícios dele, como é feito, qual o diferencial para outras técnicas?   

Há uma série de benefícios relacionados ao método russo original de cuidados com as unhas. O primeiro está no uso das fresas no lugar de alicates e tesouras. Isso significa que não há cortes e que aquele receio de ter um ‘bife’ tirado não existe nesse método. Além disso, quando deixamos de remover a cutícula com instrumentos de corte, o sistema imune do nosso organismo não recebe o estímulo que provoca o crescimento acelerado das cutículas. Ou seja, com o uso das fresas, que fazem a microdermoabrasão, é possível ver as cutículas diminuindo seu ritmo de crescimento. Inclusive, passamos a não ter mais aquelas pelinhas levantando no entorno das unhas. Além disso, o método russo original é realizado totalmente a seco. Assim, evita-se a propagação de vírus e bactérias, o que contribui para a saúde dos tecidos.   

  

O método russo original não promove, em nenhuma hipótese, o lixamento ou desgaste da superfície das unhas naturais a fim de “melhorar a aderência do esmalte”. Essa prática retira camadas de lâminas queratinizadas que formam a unha, deixando-as cada vez mais finas e fragilizadas. Isso não acontece no método russo, que mantém a integridade das unhas sem prejudicar em nada a aderência e a durabilidade dos esmaltes.   

  

Outro benefício do método russo tem relação com a esmaltação de alta precisão. Diferente do que se imagina, as reações alérgicas causadas nas esmalterias convencionais não são culpa dos esmaltes, mas da forma como eles são aplicados. Mesmo os melhores esmaltes hipoalergênicos podem provocar alergias se forem aplicados de maneira grosseira, "lambuzando" a pele ao redor da unha. Esses materiais são testados e aprovados para aplicação somente sobre a placa ungueal e não sobre tecidos vivos. No método russo, a esmaltação é realizada com precisão absoluta, sem encostar nas bordas de pele. Outro aspecto interessante, é que a remoção do esmalte aplicado no método russo é realizada com fresas especiais de cerâmica, tungstênio ou titânio. Utilizadas na velocidade correta e com a pressão adequada, esse tipo de fresa é abrasivo sobre o esmalte, mas desliza ao tocar na unha natural, sinalizando à profissional que não há mais material a ser retirado, ou seja, é totalmente seguro.   

  

Por fim, outra vantagem do método russo original de cuidados com as unhas está na sofisticada técnica de restauração de unhas naturais, que permite que apenas as unhas danificadas sejam recuperadas sem que, para isso, as demais unhas longas sejam sacrificadas. É o oposto da técnica utilizada nos alongamentos populares, que diminui indiscriminadamente o comprimento de todas as unhas para aplicar extensões artificiais.    

   

- Pensando em texturas, acessórios, estilizações, o que está sendo ofertado?   

Na visão russa, a unha é o próprio acessório de moda. Se o serviço de manicure for extremamente bem realizado, com lixamento no formato adequado à mão da cliente, com a remoção perfeita das cutículas e das calosidades, e com a esmaltação de alta precisão, que cobre perfeitamente toda a placa, certamente a unha se torna um item valioso no estilo e na elevação da autoestima da mulher.  

   

- E sobre esmaltes, cremosos, cintilantes, em gel, qual tem sido os mais escolhidos pelas clientes?   

No método russo original de cuidados com as unhas usamos apenas esmaltes em gel, de uso exclusivamente profissional. Esses são os materiais mais avançados e seguros da atualidade, aprovados com os mais rigorosos selos de certificação. Na esmaltação de alta precisão, realizada pelo método russo, aplicamos, no centro da placa ungueal, uma maior quantidade de material para proporcionar mais resistência à placa contra os impactos diários. Na região das laterais das unhas, o gel vai afinando até praticamente ficar nivelado com a espessura da placa. Assim, fica preservada a estética e o conforto próprios das unhas naturais.   

   

- Degradê, francesinha, filha única, com pedrarias, metalizadas ... são muitas opções, como tomar essa decisão?   

O método russo é tão diferenciado em relação ao que a brasileira está acostumada, que o foco atual dos nossos estúdios está na realização perfeita da manicure com aparelho, da esmaltação de alta precisão e da restauração de unhas danificadas. Oferecer nail art é um passo que estamos dando nos estúdios Bela Russa com bastante cautela, pois esse é um universo infinito de possibilidades. Começamos oferecendo a Francesinha, que é a mais clássica das nail arts. Fomos buscar a origem dessa técnica e nos encantamos pela história que existe por trás. Nos anos 1970, a cor das unhas tinha obrigatoriamente que combinar com a cor da roupa. Vestido vermelho, esmalte vermelho. Blusa lilás, esmalte lilás. Se essa combinação já gerava um certo trabalho para o dia a dia das mulheres, imagine o transtorno que causava na indústria do cinema. A cada nova cena que a atriz trocava de roupa, suas unhas precisavam ser repintadas. Cansado do tempo que isso tomava das filmagens, um diretor de Hollywood encomendou ao maquiador Jeff Pink um estilo de esmalte que combinasse com todas as cores de roupas. Dizem que Jeff Pink foi buscar inspiração na época da Revolução Francesa. Naquele tempo, tomar banho era um luxo acessível apenas para a elite burguesa. Quem assistiu ao filme Les Misérables deve lembrar que as cortesãs viviam em condições de pouquíssima higiene. Para esconder a sujeira acumulada embaixo das unhas e se diferenciarem das mulheres da alta classe, elas pintavam as pontas das unhas de branco. Com a ideia na cabeça, Jeff Pink utilizou um esmalte no tom nude para cobrir e uniformizar o leito ungueal, e um esmalte ultra branco acompanhando a "linha do sorriso", para realçar a borda livre. A ideia era criar uma espécie de unha natural estilizada. Essa é a fórmula da legítima Francesinha clássica, que encantou celebridades e conquistou o mundo por sua execução minimalista e sua elegância atemporal. 

  

- Quais as nail arts mais a cara dessa estação?   

Nós amamos tudo que é original, mas um pouco de ousadia não faz mal a ninguém. Por isso, os estúdios da Bela Russa, localizados em Brasília (DF) e Goiânia (GO), também oferecem uma variação da Francesinha, nesse caso com as pontas coloridas. Essas "Francesinhas do Século XXI" fazem o maior sucesso, principalmente entre as mulheres mais jovens. Mesmo com pontas ultracoloridas, o que não muda é a referência à unha natural estilizada, marcada por uma base nude e uma borda livre muito bem definida, sempre acompanhando a linha do sorriso.  

  

 

 

    • Related Articles

    • Como as unhas crescem?

      A unha natural, também chamada de placa ungueal, é produzida pela matriz que é que um conjunto de células especiais denominadas células-tronco adultas. As primeiras células da placa ungueal, no estágio em que ainda estão vivas, recebem o nome de ...
    • O método russo estraga as unhas?

      Não. Um dos princípios do método russo é a prioridade para a saúde e a preservação das unhas naturais. As russas acreditam que jamais a integridade das unhas naturais deve ser sacrificada em nome da estética. O lixamento da superfície da placa é uma ...
    • Qual a diferença entre as unhas russas e as unhas brasileiras?

      O mercado de manicure do Brasil possui visão estética e valores culturais próprios. Em geral, compartilhamos a mesma estética dos países da América Latina. Contudo, mais recentemente, o mercado brasileiro importou dos Estados Unidos as técnicas de ...
    • Posso fazer natação no mesmo dia que fizer as unhas?

      Antes do atendimento é necessário um intervalo de 4 horas. Depois, não há restrição para atividades aquáticas. O Método Russo Original é realizado completamente a seco, o que propicia maior visibilidade à manicure, evita descascamentos do esmalte e ...
    • Olga Radionova pontua mitos e verdades relacionados ao método russo original de cuidado com as unhas

      A russa, que é a maior autoridade no assunto no Brasil, esclarece como é o procedimento de cuidados com as unhas que mais cresce no mundo por não utilizar instrumentos de corte, ser totalmente indolor, livre de contaminações e absolutamente seguro ...
    • Popular Articles

    • Qual a diferença entre o método russo e os demais procedimentos?

      O método russo é a solução mais avançada para o cuidado das unhas naturais. 1. Não usa alicate Utiliza microdermoabrasão para remover a seco a cutícula e calosidades das mãos, sem uso de instrumentos de corte que ativam o sistema imunológico e ...
    • Cutilagem, cuticulagem ou cutilação?

      Nenhuma das alternativas existe no dicionário e, mesmo que existissem, não seriam adequadas. O serviço de manicure dentro do método russo original resgata verdadeiro significado da palavra manicure: do francês, manucure que dizer “cuidado com as ...
    • Taxa de Franquia, Royalties e Propaganda. O que cada uma remunera?

      TAXA DE FRANQUIA Licença de uso da marca Fornecimento das formas e condições de uso da marca Autorização de venda de serviços e produtos homologados Delimitação e reserva de território de atuação do franqueado Orientação na busca e aprovação do ponto ...
    • Quais os papéis da franqueadora e do franqueado?

      Para que o seu negócio seja um sucesso, é fundamental que cada parte conheça suas responsabilidades.  Obrigações do franqueado Entender sobre o setor de franquias Fazer uma reflexão para entender qual setor se enquadra mais ao seu perfil Analisar bem ...
    • Qual a diferença entre os alongamentos artificiais e a restauração do Método Russo Original?

      Os alongamentos artificiais, realizados no Brasil, e as restaurações de unhas danificadas, realizadas no Método Russo Original, podem conter certa semelhança técnica entre si, já que ambas, de alguma maneira, utilizam polímeros artificiais para criar ...